Existem vários poetas, que mesmo sendo muito talentosos, recebem o reconhecimento pelo seu trabalho, mas não são bem vistos pela crítica. Esse foi o caso da escritora portuguesa mais censurada e mais habilidosa com as palavras conhecidas até hoje: Florbela da Alma da Conceição Espanca nasceu em 1894, no interior de Portugal, e desde cedo demonstrou seu talento pela literatura. Suas obras mais conhecidas são livros de mágoas, charneca em flor, e livro de solos saudade, com sonetos carregados de mágoas e desilusão.
Foi casada 3 vezes e, infelizmente, nenhum de seus casamentos deu muito certo – talvez por isso seus poemas falavam sempre da procura pelo amor eterno, da felicidade em viver com quem se ama e de decepções amorosas.
Suicidou-se em dezembro de 1930, quando completaria 36 anos. Hoje, sua obra é vista como a de maior destaque na literatura portuguesa, apesar de ser um pouco tarde para receber esse reconhecimento.
Lidiane 2° A
Vinicius
Vinicius de Moraes foi um poeta, compositor, jornalista, crítico de cinema, diplomata e várias outras coisas. Ele nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1913 em uma família de intelectuais.
Vinícius fazia as poesias de uma forma única, a maioria delas retratava o amor, mas até sobre coisas banais, como o descascar de uma fruta ou ir ao banheiro, ele conseguiu fazer poesia.
O poeta viveu muitos anos fora do Brasil em cidades como Los Angeles, Paris, Montevidéu, Londres e conheceu vários artistas do mundo todo.
No fim da década de 50, quando era funcionário da embaixada brasileira em Montevidéu, pediu para ser transferido ao Rio de Janeiro, pois estava com um sério problema: estava apaixonado por uma moça que morava no Rio, Lucinha Proença e ainda disse que não podia perder mais tempo, pois o tempo do amor é irrecuperável.
Ele era um eterno apaixonado pelas mulheres e pela bebida, casou-se, para fazer algumas poesias ele enchia a cara e depois saia de carro com os amigos e ia perguntando para as pessoas dos outros carros como elas estavam se sentindo, se estavam apaixonadas.
Porém esse amor pela bebida acabou com sua saúde, e ele morreu de cirrose aos 67 anos.
Anna 2° A
Nenhum comentário:
Postar um comentário