sábado, 25 de outubro de 2008

Um Marco na Literatura


O ano de 2008 está sendo marcado pelas comemorações do centenário da morte de Machado de Assis, um dos mais célebres escritores da nossa literatura brasileira.
Nascido em 21 de junho de1839, no Rio de Janeiro, ele mostrou seu talento por meio de vários gêneros literários: romances, contos, etc. Morreu, em 29 de setembro de 1908, deixando um acervo enorme de obras como os romances “Dom Casmurro” e “Quincas Borba”.
Apesar de Machado de Assis, ter permanecido no Brasil por toda sua vida, seu sucesso atravessou oceanos tornando-o reconhecido no exterior, tanto que suas obras foram traduzidas e estudadas em diversos idiomas. Por isso, muitos países como Alemanha, EUA, México, entre outros, prestaram ou prestarão homenagem à obra machadiana durante todo esse ano.
Segundo a professora Maria Gorete, que já leu obras de Machado de Assis, entre as quais “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”, ”Gostei muito dos dois romances, além disso, recomendo a todos os alunos, principalmente do ensino médio, a lerem, pois é nessa etapa dos estudos que poderão conhecer melhor a obra machadiana”.
Portanto, Machado de Assis terá sempre seu nome imortalizado e sua obra influenciará gerações e mais gerações de escritores, atingindo patamares cada vez maiores no mundo artístico.





Nayanne Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário